Criação em Vídeo - Ação da Cidadania
O curso ministrado por Bia Marques e Bernardo Simbalista na Ação da Cidadania teve duas edições. A primeira ocorreu na virada 2015 / 2016 e a segunda em 2016 /2017. Com cinco meses de duração, o curso divide-se em módulos de linguagem cinematográfica, pesquisa, roteiro, fotografia e iluminação, som e edição.
A proposta proposta é oferecer aos alunos os primeiros contatos com a linguagem cinematográfica. Além de familiarizá-los com o set de gravação, por entender que a prática é fundamental para a formação audiovisual, independente da área técnica pretendida. Por isso, ao final do curso sempre realizamos um documentário, envolvendo todos os alunos no processo.
Na primeira edição produzimos o documentário O Porto Ainda Samba. Na segunda, o documentário Memórias da Solidariedade: Dona Terezinha, piloto de uma série sobre parceiros anônimas que ajudaram Betinho a construir a Ação da Cidadania. Ambos os filmes circularam em Festivais e no circuito cineclubista.
Turma 1 - Nov 2105 a Abr 2016
O Porto ainda Samba
Festival Visões Periféricas 2016 (mostra Visorama)
FotoRio 2016 (Encontro de Inclusão Visual)
Mostra Cine Afro HB
Sinopse
A resistência do Samba na Pequena África. Interseções das histórias da ocupação da região portuária, com o surgimento do Samba no Rio de Janeiro, os blocos de rua e a Escola de Samba Vizinha Faladeira.
Galeria de Fotos
Turma 2 - Set 2106 a Jan 2017
Memórias da Solidariedade:
Dona Terezinha
Festival Visões Periféricas 2016 (mostra Visorama)
FotoRio 2016 (Encontro de Inclusão Visual)
Sinopse
Betinho não foi o único criador da Ação da Cidadania. Mineira de 90 anos, Therezinha Mendes da Silva, ou simplesmente Dona Therezinha foi uma de suas colaboradoras mais atuantes. Memórias da fundadora do Comitê do Ponto Chic em Nova Iguaçu, dos projetos de coleta e reciclagem de lixo e das artesãs que confeccionam de bolsas a partir do descarte de malotes bancários
Galeria de Fotos