Bia Marques, DAFB

Galeria de Fotos

Diretora de Fotografia com experiência de captação nos mais diversos formatos: digital, 35mm, 16mm e Super 8. Sou uma das fundadoras do DAFB - Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil e também filiada à ABC - Associação Brasileira de Cinematografia.

 

Comecei na fotografia still como repórter fotográfica nos anos 80 após cursar jornalismo na ECO/UFRJ. E migrei pro audiovisual no inicio dos anos 2000, indo estudar Cinema e Audiovisual na UFF. Hoje assino a fotografia de curtas e documentários, trabalhando junto a diretores como Allan Ribeiro, Douglas Soares, Eva Randolph, Poliana Paiva, Valério Fonseca, Diego Lima, etc. 

 

Meus últimos trabalhos como Diretora de Fotografia e Iluminadora são Futuro em Movimento, série da Jabuti Filmes gravada de janeiro a julho de 2019, documentando projetos esportivos e sócio ambientais em diversos estados brasileiros.
https://www.youtube.com/playlist?list=PLxmeg37pNqNjOOSGiAOSkMDbpwKuqd0_F

Além dos curtas Crua (Festival de Rotterdam 2019), Kino Copa 2 - A Última Copa (Festival Curta Cinema 2018), Baixa Funda, O Destino de Um Povo (Mostra de Cinema de Tiradentes 2019) e Nega da Costa, ambas produções do projeto Revelando os Brasis do Instituto Merlin Azul (ES). E também atuei como operadora de câmera no Portal Drauzio Varella.

Diretora de fotografia de Noturnas, série da Acalante Filmes (direção de Allan Ribeiro) com 46 mini docs sobre as memórias do transformismo carioca, exibida no horário interprogramas do Canal Brasil e na Globosatplay.

http://globosatplay.globo.com/canal-brasil/noturnas/

Assino a iluminação do clipe da música Marielle Presente (fotografia de Viviane Rangel), cantada por mais de 20 cantoras como Zezé Mota, Teresa Cristina, Ana Costa e Olivia Hime.
https://www.youtube.com/watch?v=rf-Ke4JKfiI&feature=youtu.be

 

Ao longo de minha trajetória obtive 3 prêmios de direção de fotografia:

- Premio ABC 2009 - Melhor Cinematografia de  filme estudantil

- Kodak Filmschool Competition2008 Etapa Brasil - 1o lugar 

- Kodak Filmschool Competition2008 Etapa Latinoamericana - 2o lugar

 

Produções nas quais atuei como diretora de fotografia receberam outros prêmios como Melhor filme no Festival Internacional de Locarno 2008, Melhor Curta Documentário no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro 2013, Melhor Direção no 45o Festival de Gramado, Voto Popular no 21o Queer Lisboa, Juri Jovem do Curta Cinema 2013, Melhor Documentário no Festival Iberoamericano de Sergipe, no Comunicurtas e no Curta Taquari 2011, Melhor Curta no The WIFTS Foundation International Visionary Awards 2010 em Los Angeles, Melhor Documentário no Gramado Cine e Video 2005, entre outros.

Atuo ainda em outras funções da equipe de fotografia, de operadora a assistente de câmera. Em 2006 concluí o curso de Assistente de Câmera da Associação profissional dos Assistentes de Câmera do Rio de Janeiro - APACERJ, tendo trabalhado junto a fotógrafos como Andrea Capella, Camila Freitas, Flora Dias, Pedro Faerstein, André Carvalheira, Julio Costantini e Viviane Rangel.
 

Possuo conhecimentos de elétrica. Em 2007, na qualidade de monitora de Cinema e Iluminação do curso de Cinema da UFF, formulei a ementa e produzi a II Oficina Pratica de Elétrica de Cinema, ministrada pelo eletricista Edinho Alves. Em 2006 participei como aluna da 1a edição da Oficina, ministrada pelo eletricista Baianinho. E em 2010 cursei a Oficina de Elétrica do Núcleo de Produção Digital - NPD/Niterói. 

Moro no Rio de Janeiro no bairro Santa Teresa. Estou disponível pra viagens, tendo gravado em vários estados brasileiros, MG, TO, DF, AL, PB...

   

Em paralelo à produção cinematográfica, ministro oficinas de Cinematografia e Iluminação e Documentário, circulando por instituições como o Cinema Nosso, a Ação da Cidadania, Academia Internacional de Cinema/RJ, o Senai/Laranjeiras ou o Núcleo de Produção Digital - NPD/Niterói.

 

Em 2017 fui mentora do Laboratório Núcleos Criativos do Programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa da SEC RJ, dando suporte na área de direção de Fotografia para as 15 produções contempladas no edital.

Em 2016 tive minha primeira experiência com iluminação teatral quando atuei como assistente do iluminador espanhol Fernando Canelón Vilar. Fui responsável pela montagem de luz do projeto Microteatro RJ, composto de 5 micro-obras teatrais encenadas de 4 a 26 de novembro no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo, RJ.

https://www.microteatrorj.com.br/equipe


Coordeno o Cineclube em Ação com sessões mensais na Ação da Cidadania

Links:

DAFB: https://www.dafb.com.br/bia-marques

ABC: http://abcine.org.br/site/socios_descricao/?socio=1691

IMDB: http://www.imdb.com/name/nm2029432/

Contact

Follow

Tel: (21) 99413-8417 / (21) 98855-2227